Antifilosofia
Acredito que as pessoas não gostam da filosofia por dois motivos. Em primeiro ela ensina voce basicamente a questionar, a buscar e a construir suas verdades. E as pessoas em geral ao meu ver gostam de encontrar as verdades prontas. Isso é até normal, dado ao fato que as pessoas tem e tiveram pouco tempo para ler e refletir ao longo da vida, mais absorvidas pela rotina do trabalho. Em segundo lugar, creio que a maioria das pessoas ainda pensa que a filosofia se afadiga com problemas que estão fora da esfera humana de ação, nisso elas querem objetividade, ou seja, algo mais pragmático.
Sem dúvida, o principal obstáculo, em relação à filosofia, é o de não querer pensar. “Não tenho tempo pra pensar. E mesmo que tivesse, de que adianta?” Somos dominados pela ideologia do capitalismo, que através de preconceitos, abafa o livre pensar. Em certo período da história, a filosofia chegou a ser atacada por cristãos a intitulavam como obra do diabo. Filósofos sofreram perseguição como na Inquisição.
Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia.
Tendo sua importância ignorada, a filosofia sofre o preconceito o por sua utilidade e seu objetivo, sendo à margem dentre as demais ciências do conhecimento, já que não sendo uma ciência de exatas ou técnicas, ela é desprezada. Sua intenção é estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionada do homem, que conseqüentemente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência da verdade á mostra.
Para que o homem comece a pensar filosoficamente, teria de mudar toda sua vida de forma radical, porque seus conhecimentos mudariam, todavia o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo em uma antifilosofia.
Se analisarmos profundamente, percebemos que esta antifilosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua própria verdade adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo. Desta forma, acabará prevendo tendências neste mesmo universo, imaginando uma coesão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.
É lógico que é muito mais cômodo para o homem dos dias atuais abster-se da filosofia, porque no meio da falsa e corrupta democracia em que vivemos, são poucos os que detêm o poder nas mãos para determinar a linha de vida política, econômica e social de muitos. Cegos para o que realmente acontece em seu meio, objetivam só e exclusivamente o poder.
Embora desprezada e vítima de preconceito, a filosofia abriria as mentes das civilizações, não se deixando iludir por uma falsa sensação de confiança e considerar hipoteticamente uma inevitável catástrofe letal, que poderá causar a extinção da vida na Terra